Eliomar Lopes Santarem





Confira informações sobre mercado imobiliário de Brasília, características, índices e valorização de imóveis nas diversas localidades do DF.
Descubra qual o seu perfil de invenstimentos:
consórcios, imóveis na planta, imóveis já prontos, leilões e construções em lotes condominiais.
NÃO FORNEÇA DADOS PESSOAIS EM SITES DESCONHECIDOS. ENVIE E MAIL. É MAIS SEGUROS


Léo Santarem
avaliador imobiliário
- CRECI 7596 - DF
61- 8180 3737 Tim
61- 9919 3737 vivo
61- 8452 9717 Oi
imoveissantarem@gmail.com
O respeito às leis e ao direito à privacidade é o maior patrimônio de qualquer profissional. A privacidade de seus dados será preservada de forma ética e segura. Nenhuma de suas informações será publicada, repassada, distribuída, compartilhada ou divulgada sob quaisquer pretextos.






Postagens populares

Mercado de imóveis e Bolha imobiliária

O DF é hoje o segundo maior pólo de investimentos do Brasil. Apenas São Paulo está a frente do Distrito Federal.
A partir de 2012 Brasília será o primeiro pólo atrativo do Brasil.
O que isso significa?
Significa que mais pessoas terão interesse em viver ou investir em Brasília.
Como a cidade também tem a maior renda por habitante em quase todas as áreas de trabalho, isso se reflete no perfil dos interessados em migração ou investimentos em Brasília.
É de fundamental importância entender as características da cidade para compreender o mercado imobiliário local.
O Plano Piloto, composto da Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Noroeste, Octogonal, Cruzeiro e Vila Planalto são as áreas centrais do DF e mais próximas da Esplanada dos Ministérios, área principal de toda a cidade. Tombada como Patrimônio Histórico Mundial, a cidade não pode ser descaracterizada de sua arquitetura e urbanismo originais.
O tombamento, ocasionou uma necessidade de expansão para as áreas circunvizinhas, caso do Sudoeste e agora do Noroeste.
Ultima ampliação dentro do Plano Piloto,o Noroeste é uma área muito nobre com projeto ecológico de gestão energética, tratamento diferenciado do lixo ( veja reportagem neste blog), área verde composta por mais de 70% de toda a área de bairro, de construções luxuosas e requintadas, com maior valor agregado em termos imobiliários.
Em razão de ser um pólo atrativo do país, Brasília atrai pessoas de todas as classes sociais, mas principalmente da classe média, que é hoje a maior classe média do Brasil em número de pessoas e não em percentual, ou seja, Brasília contem a maior classe média do país.
Essa classe média demanda imóveis de qualidade e com mais opções de lazer.
O fato de não haver mais áreas dentro do Plano Piloto para que se possa construir todos os imóveis necessários, faz com que áreas mais próximas sejam qualificadas para que se possa suprir a demanda por imóveis de categoria média e média alta.
Nesse contexto, surge Águas Claras, uma área próxima, com acesso a metrô.
Situada entre Plano Piloto e Taguatinga, outro pólo de desenvolvimento do DF, Águas Claras é um bairro nobre e que conta com imóveis de luxo e um gabarito diferenciado do Plano Piloto, onde não pode haver imóveis residenciais com mais de seis andares.
Em Águas Claras o gabarito vai até mais de trinta andares, nova tendência de verticalização dos condomínios no DF e que se expandiu para as cidades servidas por metrô tais como: Guará, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia, transformando-as em pólos de investimentos de construtoras de todo o país, a exceção é o Gama, não é servido de metrô, mas conta com investimentos maciços de grandes construtoras.
Essa concorrência fez com que a qualidade dos imóveis oferecidos no DF, passasse de regular para ótima em menos de dez anos e, consequentemente refletiu em uma valorização histórica dos imóveis.
Isso não geraria uma bolha imobiliária, como houve nos Estados Unidos?
Não.
São vários os motivos pelos quais não enfrentaremos bolha imobiliária no DF (veja reportagem neste blog).
O preço dos imóveis é regulado pela lei da oferta e da procura e a demanda em Brasília se mantém na elevação dos preços devido a maior demanda que oferta.
A renda do brasileiro tem acompanhado o crescimento dos preços e previsões indicam o acompanhamento desse crescimento de renda.
Outro motivo é a diferença entre nosso sistema bancário e o americano. A criação do PROER  ( Programa de Estimulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional, 1999) impediu que os bancos brasileiros fossem à falência, como no caso americano, onde a quase totalidade dos imóveis era hipotecada, ou seja, o banco vendia o imóvel por meio de financiamento e fornecia novo financiamento sob hipoteca, tendo como garantia o imóvel já financiado.
Não tardou para que as pessoas abandonassem os imóveis e os devolvessem para se livrar das hipotecas. Era mais barato alugar um imóvel do que pagar a hipoteca juntamente com o financiamento.
Como os bancos recebiam de volta os imóveis e não tinham para quem vender, ficaram cheios de imóveis vazios, as taxas e impostos e sem os rendimentos dos clientes hipotecários.
No caso do Brasil, não há como uma pessoa ter financiamentos além de sua capacidade orçamentaria, o que faz o nosso sistema mais seguro, também existe no Brasil um fundo contra quebradeira, o qual os bancos devem depositar e recorrerem em caso de dificuldades, caso recente do banco Panamericano do Grupo Silvio Santos. Mas o mais importante é que, Brasília sendo um grande pólo atrativo, não vai passar pelos problemas americanos de não ter para quem vender os imóveis disponibilizados no mercado, muito pelo contrário, o crescimento da classe média e da capacidade de compra dessa classe, mantém o mercado bem aquecido.
Cada vez mais pessoas bem qualificadas em busca de salários altos mudam-se para Brasília, fato que garante a manutenção do mercado imobiliário a pleno vapor.
Por ser a capital federal, possui garantias de funcionalidade e de governabilidade, afinal, o país não pode ficar sem um governo central.
Se o medo de bolha imobiliária era a sua razão para não adquirir seu imóvel ou investir na área, fique tranquilo, pois atualmente não existe mercado mais rentável e seguro que o mercado imobiliário.
Compre já o seu.
Entre em contato: imoveissantarem@gmail.com  ou 55 61 8180 3737 tim / 8436 61 91 oi / 8452 9717 oi e adquiro logo o seu. CRECI 7596.
SEU MELHOR NEGÓCIO IMOBILIÁRIO COMEÇA AQUI. COMPRE COM SEGURANÇA, EXIJA O CRECI